terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Suplemento alimentar, sim ou não ?

Quem realmente precisa usar suplemento para ganhar massa? Quais os riscos para a saúde? Há muitas dúvidas sobre esse assunto, vamos esclarecer algumas.

DESCRIÇÃO
Suplementos alimentares, como o nome já diz, servem para suprir necessidades que não foram preenchidas durante o dia. Seja por uma disfunção orgânica, ou até mesmo por falta de tempo de alimentar corretamente.
Foto / Divulgação: direitos reservados ao autor e modelo.

QUEM PRECISA
No geral, o suplemento nunca foi pré-requisito exigido para que se possa ganhar massa. Uma alimentação balanceada já resolve, mas entendemos que atualmente, com tanta correria, se alimentar bem não é possível para todos. Então, o suplemento entra como um complemento.
Também temos outro caso, que são dos atletas profissionais que tem um treinamento muito intenso, eles podem encontrar na suplementação uma ajuda para alcançar seus objetivos.
No caso de pessoas com doenças específicas, o suplemento vem para suprir uma necessidade que naturalmente não seria possível.



QUANDO O SUPLEMENTO NÃO FARÁ EFEITO

• Sozinho: você não vai “engordar” só com suplementos. Ele de longe não é o prato principal para alcançar seus objetivos.
• Para os sedentários: Usar o suplemento levando uma vida sedentária não vai ser benéfico a você, pois seu ritmo de vida não permitira que seu organismo aproveite o suplemento.
• Para quem realmente não precisa: quando sua prática de exercícios está regulada e sua alimentação supre todas as suas necessidades o uso de suplemento no seu organismo vai ficar “sobrando”, e você acabará por transformar essa sobra em gordura.

PERIGOS
O uso indiscriminado de suplementos pode trazer problemas de saúde. Há várias pessoas com restrições alimentares, por isso o acompanhamento de um profissional é muito importante.
Faz toda a diferença tomar suplemento em cápsula ou em sheiks. Um hipercalórico ou hiperproteico. Cada suplemento tem suas funções e cada organismo uma necessidade diferente. Por exemplo: Se uma pessoa sofre de gastrite, é recomendado que ela tome sheiks ao invés de comprimidos em cápsula.
Assim, sempre quando puder procure um profissional, ou ao menos estude o produto que pretende consumir, para saber quais são suas contra-indicações.

ÚLTIMA DICA
Suplemento. Sim ou não?
Basta analisar sua situação para saber se o suplemento vai lhe trazer benefícios ou não.
Lembrem-se de que além dos suplementos de farmácia temos vários outros naturais que funcionam muito bem.

Indicação de leitura: para conhecer mais afundo sobre o assunto veja alguns artigos científicos, clique sobre o que você quer ver:  
                                     SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONALE HIPERTROFIA MUSCULAR