quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O ovo engorda ou emagrece?

O ovo é um alimento importante
para quem quer engordar e também
para os que desejam emagrecer.

photo credit: ANDI2.. via photopin cc 
Muito se falou sobre os males que o ovo poderia causar a saúde, mas agora as coisas mudaram. Está no ar, em sites e noticiários do mundo inteiro uma nova revelação: O ovo trás benefícios a saúde, muitos.
Sua gema é rica em vitaminas e sais minerais, já a clara possui a leucina, um aminoácido essencial para o ganho de massa magra, assim, o espaço para a gordura fica menor. Em geral ele possui várias vitaminas e ainda tem a chamada “gordura do bem”. Hoje ele é reconhecido como um alimento do bem e pode ser consumido com frequência e sem medo.
Depois da quebra dos mitos a respeito dos perigos do ovo, algumas questões ainda têm que ser esclarecidas. Afinal, o ovo engorda ou emagrece? Muitas pessoas estão o usando em suas dietas para perder peso, mas quem treina para ganhar massa também o consome com fidelidade. Bom, vamos esclarecer as dúvidas.


Ovo pra emagrecer
 O estudo mostrou que ao ingerir ovo no café da manhã, as pessoas apresentaram maior nível de saciedade, por isso, ao longo do dia acabam consumindo uma menor quantidade de calorias. Além disso, ele ajuda a controlar os níveis de ansiedade, desfazendo um grande problema de muitas pessoas: comer muito e com exageros por causa da ansiedade. Então, acompanhado de uma dieta equilibrada, o ovo ajuda a emagrecer.

Ovo para engordar
Quem quer ganhar massa magra, quer dizer, ganhar peso, mas sem ganhar gordurinhas, encontra nesse alimento um ótimo aliado. Juntamente com uma dieta hipercalórica apropriada, o ovo vai ajudar a ganhar massa saudável. Não espanta que grande número de pessoas o ingira após seus treinos de musculação.

Ovo Cozido
Atenção, se você opta sempre pelo ovo frito tome mais cuidado, a gordura usada para fritá-lo não é uma aliada para seu organismo.  
Entre os meios de preparo, o ovo de galinha cozido está entre as melhores opções.

Com que freqüência comer?
De três a quatro vezes por semana já é o suficiente para aproveitar todos os benefícios que ele pode trazer. Mas se optar por consumi-lo todos os dias não há problemas.

Dicas
Quero emagrecer
 Opte por comer o ovo logo de manhã, como já dito antes, ele ajudará você a ter uma sensação de saciedade maior ao longo do dia, consequentemente, irá comer menos. 
Quero engordar
Prefira por consumi-lo à noite, não muito próximo da hora de dormir, já que você certamente irá preferir ingerir mais alimentos durante o dia assim você aproveita o alimento para alcançar seus objetivos, sem ser prejudicado ao longo do dia.

Ficou claro?
O ovo é benéfico em ambos os casos, mas dependendo de cada um a forma de consumo vem acompanhada de outros métodos, seja para emagrecer ou ganhar massa, o ovo é aliado para todos.

Créditos: mulheresefitness.blogspot.com